sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Motivação da reunião

*Alexandre Alves


Para quem não participou da reunião de quinta-feira (4), convocada pela direção da faculdade, informamos que a motivação do encontro foi o anúncio do diretor presidente, Deivisom Benedito Campos Pinto, de que o curso de jornalismo teve o reconhecimento do Ministério da Educação.

Também serviu para dizer que Neire Cristina Carvalho Rodrigues estava saindo da coordenação do curso e Paulo Roberto Schossler assumindo a titularidade, deixando de ser adjunto. Deivisom e Neire também falaram de projetos que serão colocados em prática (um de rádio e outro de jornal laboratório), as problemáticas do curso, a avaliação do MEC, instalação dos estúdios, entre outros assuntos.

Depois abriu espaço para os professores deixarem suas mensagens. Em nenhum momento Deivison e Neire abriram espaço para os alunos do 6º e 7º semestres colocarem suas reivindicações. Caso a oportunidade fosse aberta, relataríamos uma dezena delas, inclusive com pedido formulado por escrito e protocolizado junto ao diretor-presidente. Também comentaríamos avanços que estamos constatando.

Porém, logo no início percebemos que não era ouvir nossas reclamações que eles queriam, mas sim passar comunicados. Então, logicamente, não nos manifestamos. O manifesto partiu de dois acadêmicos do 2º semestre, Elizeu e Átila, que insistiram para os diretores escutarem as cobranças dos veteranos. Mas sob intervenção de Neire, a reunião foi encerrada. Então, para nós, ficou claro que não era momento de fazê-las.

Tais procedimentos serão feitos agora diretamente ao coordenador efetivado Paulo Roberto Schossler, apesar de ele já saber praticamente todas as reivindicações dos veteranos. Encerro desejando sorte ao coordenador.

Em novo post abordaremos a formação de Colegiado de Curso e Comissão Própria de Avaliação (CPA). Contamos desde já com o interesse dos novatos, afinal, serão os maiores beneficiados com os dois mecanismos, já que os veteranos deixam a faculdade no ano que vem.

* Alexandre Alves cursa o 6º semestre de jornalismo.

3 comentários:

  1. A partir do momento que a união é feita pra somar e contribuir para as melhorias eu pretendo contribuir de alguma forma, a idéia do CPA é muito bem vinda e acredito que toda a turma deva colaborar também, acho que será um grande avanço para o momento do nosso curso.

    ResponderExcluir
  2. É isso que esperamos de todas as turmas. Queremos sair da faculdade em dezembro de 2011 com o curso aquecido, muita prática e o núcleo de jornalismo da Fasipe valorizado. A faculdade tem estrutura e potencial para isso, mas parece que estava meio adormecida com os focas novatos e veteranos. Talvez não tenhamos começado bem as articulações e veteranos e novatos se afastaram. Mas espero que nesse caso, mais à frente, possamos lembrar daquela velha máxima, de que o fim justificará os meios.

    * Alexandre.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que é uma super ideia a criação do CPA. Precisando de uma amiga "quase" jornalista e futura integrante da área jurídica contem comigo!!

    ResponderExcluir